5 Dicas Para Ser Mais Produtivo - Perfeitamente Imperfeito

sábado, 3 de outubro de 2020

5 Dicas Para Ser Mais Produtivo

 

Algo que me perguntam frequentemente é como consigo fazer tanto em tão pouco tempo. Ao contrário do que muitos acreditam: não, não sou bruxa e não consegui fazer qualquer tipo de magia negra para que os meus dias tivessem mais do que as 24 horas dadas aos comuns mortais. 

Os meus interesses são inúmeros, e como tal tive que me especializar na arte da produtividade. Ao longo dos últimos anos, os interesses passaram a tornar-se responsabilidades significativas e tornei-me cada vez mais curiosa sobre como ser mais produtiva.

Trabalhar, fazer voluntariado e ter um negócio próprio enquanto tirava a minha licenciatura também foi algo que, sem dúvida, me ajudou muito a gerir o meu tempo da melhor maneira e a ser mais produtiva. 

Li, aprendi e testei muitas teorias e dicas e é importante saber uma coisa: não existe um teorema matemática que defina uma equação exata para a produtividade nem tenho a pretensão de ser eu a sua criadora. 

O que pretendo é partilhar algumas dicas que me ajudaram - e ajudam - para que consigam atingir o máximo do vosso potencial e ser a vossa melhor versão. Vamos a isso?

Bloqueia as distrações

Mesmo que não tenhas essa noção, interromper a tarefa que tens em mãos para responder a um e-mail, atender uma chamada ou consultar o facebook "só um bocadinho" é algo que faz com que uma tarefa de trinta minutos passe facilmente para uma hora ou uma hora e meia.

Tens dúvidas? Experimenta! Faz uma tarefa que desempenhes habitualmente, mas desliga todas as distrações - não vale fazer batota - e depois diz-me como correu.

Define prioridades

Ninguém consegue fazer tudo! Se isto não é uma verdade universal, deveria ser.  E foi algo que eu demorei muito tempo a aprender e que ainda hoje não consegui interiorizar totalmente. Temos uma quantidade de tempo e de energia limitadas, e somos nós os responsáveis por utilizar esses preciosos recursos da melhor forma. 

Na noite anterior, ou no próprio dia de manhã, despende de cinco ou dez minutos e define a lista de tarefas que tens para fazer nesse dia e organiza-as por ordem de prioridade.

O mais difícil - ou urgente - primeiro

Tens um relatório para entregar amanhã ou uma tarefa que não fazes ideia como resolver? Começa por isso! A tua cabeça está mais fresca do que vai estar no final do dia e não vais passar o dia com essa espada sobre a cabeça. 

Mais vale agarrar o touro pelos cornos e seguir em frente!

Define períodos de pausa

Lembraste de termos falado sobre termos uma quantidade de energia limitada? Pois... Essa energia precisa de ser reposta e precisamos de pausas para recuperarmos um pouco e conseguir continuar de forma eficiente.

Aqui é muito importante ser regrado e consciente. Não vamos definir 20 minutos de pausa por cada 10 minutos de trabalho, certo?

Tarefas rotineiras em períodos "mortos"

Existem sempre determinados períodos do dia em que ficamos mais molegões e com menos pedalada. Para mim esse período é após o almoço, especialmente no verão. 

Para que não se torne um completo desperdício de tempo, aproveito essa altura para fazer tarefas mais rotineiras como responder a e-mails ou devolver telefonemas. Pode também ser um bom período para planificar o dia seguinte.

Algumas dicas que queiram partilhar?

2 comentários:

@way2themes