COVID-19 || O Que Estamos a Enfrentar?

Para superarmos com sucesso esta nova ameaça é essencial saber o que estamos a enfrentar. Com esta publicação pretendo esclarecer alguns pontos essenciais e, espero eu, ajudar-vos de alguma forma ou, pelo menos, ajudar a atenuar um pouco o medo do desconhecido.

O que são Coronavírus?
Os coronavírus são não um, mas uma tipologia de vírus que causam infeções, normalmente de índole respiratória, em seres humanos. 

Porquê COVID-19?
COVI, significa COrona VÍrus, D significa Doença e 19 faz referência a 2019, o ano em que este novo coronavírus foi pela primeira vez identificado, numa província chinesa. 

O que é o novo Coronavírus?

O nome da doença que atualmente enfrentamos é COVID-19. O nome do vírus que a causa é SARS-CoV-2. SARS de Síndrome Respiratório Agudo Grave, CoV de COronaVírus e 2 porque é "irmão" do SARS-CoV, responsável pelo surto de Síndrome Respiratório Agudo Grave em 2002-03.


Como é transmitido?
O vírus é transmitido entre pessoas! Por isso façam-me um favor e deixem de abandonar animais, sim? 

Qual é o período de incubação?
Período de incubação refere-se ao tempo que decorre entre a exposição e o aparecimento de sintomas e, neste caso, é de 2 a 14 dias.

Quais são os sintomas?

Os sintomas são maioritariamente semelhantes aos de uma gripe sazonal. Tosse seca, febre e dificuldade respiratória são os sintomas mais comuns. Casos graves podem evoluir para insuficiência respiratória, falência de órgãos e eventual morte no entanto a maioria recupera sem sequelas.

Quais são os grupos de risco?
Idosos, pessoas com doenças crónicas - asma, diabetes, hipertensos,... - e profissionais de saúde.

three assorted-color liquid-filled laboratory apparatuses

Comentários

  1. Asmática aqui. O meu filho mais velho também. O que me deixa algo inquieta com a velocidade de propagação desta merda de vírus...

    ResponderEliminar
  2. Este tipo de post são muito uteis! Obrigada 😘

    ResponderEliminar
  3. Informação muito útil, obrigada pela partilha :)

    ResponderEliminar

Publicar um comentário