Avançar para o conteúdo principal

5 Dicas Para Ser Mais Produtivo

 

Algo que me perguntam frequentemente é como consigo fazer tanto em tão pouco tempo. Ao contrário do que muitos acreditam: não, não sou bruxa e não consegui fazer qualquer tipo de magia negra para que os meus dias tivessem mais do que as 24 horas dadas aos comuns mortais. 

Os meus interesses são inúmeros, e como tal tive que me especializar na arte da produtividade. Ao longo dos últimos anos, os interesses passaram a tornar-se responsabilidades significativas e tornei-me cada vez mais curiosa sobre como ser mais produtiva.

Trabalhar, fazer voluntariado e ter um negócio próprio enquanto tirava a minha licenciatura também foi algo que, sem dúvida, me ajudou muito a gerir o meu tempo da melhor maneira e a ser mais produtiva. 

Li, aprendi e testei muitas teorias e dicas e é importante saber uma coisa: não existe um teorema matemática que defina uma equação exata para a produtividade nem tenho a pretensão de ser eu a sua criadora. 

O que pretendo é partilhar algumas dicas que me ajudaram - e ajudam - para que consigam atingir o máximo do vosso potencial e ser a vossa melhor versão. Vamos a isso?

Bloqueia as distrações

Mesmo que não tenhas essa noção, interromper a tarefa que tens em mãos para responder a um e-mail, atender uma chamada ou consultar o facebook "só um bocadinho" é algo que faz com que uma tarefa de trinta minutos passe facilmente para uma hora ou uma hora e meia.

Tens dúvidas? Experimenta! Faz uma tarefa que desempenhes habitualmente, mas desliga todas as distrações - não vale fazer batota - e depois diz-me como correu.

Define prioridades

Ninguém consegue fazer tudo! Se isto não é uma verdade universal, deveria ser.  E foi algo que eu demorei muito tempo a aprender e que ainda hoje não consegui interiorizar totalmente. Temos uma quantidade de tempo e de energia limitadas, e somos nós os responsáveis por utilizar esses preciosos recursos da melhor forma. 

Na noite anterior, ou no próprio dia de manhã, despende de cinco ou dez minutos e define a lista de tarefas que tens para fazer nesse dia e organiza-as por ordem de prioridade.

O mais difícil - ou urgente - primeiro

Tens um relatório para entregar amanhã ou uma tarefa que não fazes ideia como resolver? Começa por isso! A tua cabeça está mais fresca do que vai estar no final do dia e não vais passar o dia com essa espada sobre a cabeça. 

Mais vale agarrar o touro pelos cornos e seguir em frente!

Define períodos de pausa

Lembraste de termos falado sobre termos uma quantidade de energia limitada? Pois... Essa energia precisa de ser reposta e precisamos de pausas para recuperarmos um pouco e conseguir continuar de forma eficiente.

Aqui é muito importante ser regrado e consciente. Não vamos definir 20 minutos de pausa por cada 10 minutos de trabalho, certo?

Tarefas rotineiras em períodos "mortos"

Existem sempre determinados períodos do dia em que ficamos mais molegões e com menos pedalada. Para mim esse período é após o almoço, especialmente no verão. 

Para que não se torne um completo desperdício de tempo, aproveito essa altura para fazer tarefas mais rotineiras como responder a e-mails ou devolver telefonemas. Pode também ser um bom período para planificar o dia seguinte.

Algumas dicas que queiram partilhar?

Comentários

Publicar um comentário

Mensagens populares deste blogue

Relacionamentos: É Amor ou Comodismo?

"O amor é a base de qualquer relacionamento."
Existem algumas certezas que sempre me acompanharam durante o meu crescimento. 
Uma delas, talvez uma daquelas em que acreditava com mais tenacidade, era que todos os relacionamentos se baseavam em amor.
Depois cresci, não muito confesso. Continuo a manter uma certa ingenuidade e a guardar com carinho muitos dos meus sonhos de menina mas, inevitavelmente, a vida acontece, e o mundo que inicialmente era a preto e branco, começa a ganhar diversos tons de cinza.
E, com muita tristeza minha, apercebi-me que a grande parte dos relacionamentos não tem por base o amor mas sim o comodismo. Quando ficamos por hábito, por não querer admitir que não resultou, por medo do desconhecido ou, simplesmente, porque não temos coragem de abrir o nosso coração ao desconhecido e tentar outra vez.
Existem avisos, sempre, mesmo quando queremos negar ou preferimos não encarar a dura verdade. Quando os gestos de carinho são inexistentes. Quando qualquer moment…

Mais de 1500.

Imagem de Deathtostock
Mais de 1500 publicações, 1507 se quisermos levar a precisão ao extremo. Mais de 1500 opiniões, parvoíces, textos, frases, imagens e idiotices.
Não posso dizer que estou surpreendida pelo número de publicações visto que, quando criei este blogue fi-lo com o objetivo de criar algo duradouro, algo que me acompanhasse, crescesse e evoluísse comigo. O que me surpreende são vocês. Vocês, que começaram a ler e gostaram. Vocês, que despendem de um pouco do vosso dia para apoiar, criticar ou dar a vossa opinião. Vocês, que continuam a voltar dia após dia mesmo quando as actualizações são raras. A todos vocês muito obrigado.

Decisões de Menina Crescida.

Tenho a oportunidade de me envolver numa empresa que me irá dar alguma estabilidade e, a longo prazo, uma carreira profissional sólida. No entanto é necessário realizar um investimento inicial que, neste caso, iria envolver todas as minhas economias. 
A verdade é que tenho algum receio. O que para a maioria das pessoas envolvidas no negócio pode ser um valor insignificante, para mim abrange praticamente a totalidade do capital que tenho disponível e não consigo deixar de me sentir insegura e algo ansiosa. Detesto a sensação de ficar financeiramente desprotegida, ainda que por pouco tempo.
Tenho que tomar uma decisão até dia 25 e espero decidir pelo melhor mas, muito honestamente, não faço a menor ideia do que devo fazer.