COVID-19 || Como Obter Informação Fidedigna?


O conhecimento é essencial, especialmente quando enfrentámos o desconhecido. É aumento o nosso conhecimento que nos podemos proteger - a nós e aos outros -, vencer o medo e evitar o pânico e o histerismo. 

Mas, se por um lado o acesso a informação é importante, a qualidade dessa mesma informação é essencial. No que diz respeito à informação - especialmente neste caso em concreto - devemos privilegiar a qualidade e não a quantidade. As teorias de conspirações são muito cativantes, mas vamos deixá-las para o Netflix e garantir que estamos a obter informação verídica e fidedigna e, para isso, é essencial que a informação tenha com fonte entidades oficiais.

Deixo-vos aqui alguma informação e o microsite da Direção Geral de Saúde, especialmente dedicado a este tema e diariamente atualizado.
  • #EstamosOn - Disponibiliza todas as informações sobre medidas de contenção e prevenção, e apoios disponibilizados pelo Governo.
  • COVID-19 - Microsite, da Direção Geral de Saúde, onde podem encontrar várias informações sobre o tema e o ponto de situação atual em Portugal.
Pelo bem da vossa sanidade mental, não aceitem tudo o que circula pela internet. Tenham cuidado, protejam-se, sigam as recomendações oficiais e, volto a frisar, verifiquem sempre a origem da informação que vos foi transmitida. 





Comentários

  1. Nesta altura, é mesmo importante sabermos filtrar a informação que circula por aí!

    ResponderEliminar
  2. Tens toda a razão, infelizmente a maioria da informação que existe online é falsa, por isso é que prefiro nem ler, principalmente estando quase sempre em casa, psicologicamente não é saudável fazê-lo sequer.

    ResponderEliminar
  3. Eu já me curei de maluca. Só leio jornais sérios!

    ResponderEliminar

Enviar um comentário