Numbered [2012]

Numbered (2012)

Ao chegar a Auschwitz, os prisineiros eram despidos de todos os seus pertences, da sua dignidade e tatuados com um número de série. Primeiro no peito e, posteriormente, no seu braço esquerdo.

Estima-se que cerca de 400 000 pessoas tenham sido tatuadas em Auschwitz e nos seus sub-campos. Hoje, não são muitos os que podem contar essa história.



Numbered não é apenas um documentário. É muito mais que isso. Numbered é História. Mas não daquela História que lemos nos livros enquanto bocejamos e olhamos para o relógio, já a pensar no croissant misto que vamos malhar no intervalo. Numbered é História viva. Contada na primeira pessoa por quem a viveu. Numbered é composto por comentários ricos que cativam pela sua honestidade e simplicidade.

Numbered é uma viagem ao passado. Contada por quem pisou aquele chão, respirou aquele ar e sentiu um medo inimaginável. O chão, o ar e o medo de Auschwitz e de muitos outros campos de concentração. 

No entanto não é o medo que guardamos, depois de ver Numbered. É a força inacreditável destes seres humanos. Cada um destes seres humanos passou por horrores que nenhum de nós - felizmente - consegue imaginar. Cada um destes seres humanos viu-se despido da sua dignidade. Cada um destes seres humanos passou pelo Inferno na Terra mas, de alguma forma, conseguiram sobreviver e construir uma vida feliz.


Vejam, e nunca esqueçam! O mínimo que podemos fazer é aprender com os erros do passado e construir um futuro melhor.

Comentários

Enviar um comentário