sábado, 18 de fevereiro de 2017

OSCARS | Hidden Figures [2016]


Pertinente. Se tivesse que escolher apenas uma palavra para descrever Hidden Figures seria: pertinente. Numa altura em que líderes mundiais - e os milhões de indivíduos que os apoiam cegamente - apoiam o racismo, a discriminação e a construção de muros, Hidden Figures é uma pequena recordação do que o nosso mundo já foi e, infelizmente, do que poderá vir a ser.

A história desenrola-se na década de 60, nos Estados Unidos da América, numa altura em que a desigualdade entre pretos e brancos era algo abismável. Bibliotecas separadas, casas de banho separadas, cargos inferiores às suas habilidades e ordenados vergonhosos. 

Katherine Johnson, Dorothy Vaughn e Mary Jackson trabalham na NASA. Num edifício meio escondido, numa sala com condições mínimas mas, ainda assim, na NASA. Três mulheres inteligentes e dedicadas que foram cruciais para que os Estados Unidos da América fossem os vencedores da corrida Espaço mas que, ainda assim, dificilmente veriam o seu contributo a ser justamente reconhecido.

Um filme que consegue estimular a nossa sensibilidade e reflexão sem tragédia e violência fácil. Mais do que um bom filme e um justo nomeado para os cobiçados prémios da Academia, Hidden Figures é um aviso para os perigos que corremos se permitirmos que o nosso mundo, e a nossa Humanidade, volte atrás. 


Cabe a cada um de nós destruir os ridículos muros e substituí-los por belas pontes.

12 comentários:

  1. Pertinente — nem mais! Super bem escrita, esta tua reflexão. Aliás, expressaste exactamente o que senti quando vi o filme. E adorei o Hidden Figures, de coração. Elas estão todas lindas :)

    ResponderEliminar
  2. Quero muito muito ir ver!! Ando tão atrasada nos meus filmes, posha.

    Beijinho :) *

    ResponderEliminar
  3. Parece-me super interessante, mas não entendi uma coisa. É verídico?

    ResponderEliminar
  4. Tenho esse filme aqui guardado para ver desde que ouvi falar nele! Beijinhos*

    ResponderEliminar
  5. Já li excelentes críticas sobre este filme. E acho cada vez mais pertinente este tipo de abordagens em cinema. Gostava muito de o ver!

    ResponderEliminar
  6. Sinceramente não conhecia mas parece ser um excelente filme :)

    ResponderEliminar
  7. Tenho mesmo de ver, adoro a actriz do meio!

    ResponderEliminar
  8. Estou super curiosa para ver este filme :)

    ResponderEliminar

Christmas TAG [Parte 2]

Tal como prometido, aqui fica a segunda parte da Christmas TAG. 8- Sê honesto, preferes dar ou receber presentes? Não só adoro dar ...