segunda-feira, 21 de dezembro de 2015

Fenómeno Social - O Álcool.

Existe algum tipo de força sobrenatural que leva as pessoas a aumentar o consumo de bebidas alcoólicas quando estão na presença de amigos. Tal facto é por demais evidente, especialmente para os homens. 

Já por diversas vezes vi pessoas que não querem beber a ceder à vontade alheia e a aceitar um copo - e mais outro, e mais outro, e mais outro - porque lhes era impingido e, mesmo quando começavam por negar e explicar que não queriam beber, acabam por não conseguir lidar com a pressão e aceitar.

É impressionante a pressão social que existe para a ingestão de bebidas alcoólicas, especialmente nos mais jovens, mas não exclusivamente. Actualmente tens de beber para "ser fixe" ou, se fores rapaz, tens de beber para "não seres maricas". 

O meu conselho? Sê "fatela". Sê "maricas". Ou bebe um copo, se quiseres. MAS SÓ SE QUISERES! Não deixes que ninguém tome decisões por ti. Se não consegues afirmar a tua posição perante a oferta de uma bebida, dificilmente o vais fazer sobre qualquer outra coisa na tua vida.

drink and luxury image 

9 comentários:

  1. É por isso que bebo quando quero e não quando os outros querem.

    ResponderEliminar
  2. Penso que isto depende um pouco do grupo de amigos, nós somos muito assim porque é extremamente chato ser o único sóbrio, e há muitas histórias que vieram de noites de copos, piadas e parvoíces, no entanto se alguém tiver a medicamentos ou a conduzir somos os primeiros a proibir a pessoa de beber... Depende do grupo de amigos...

    ResponderEliminar
  3. felizmente nunca senti pressão por parte dos meus amigos e tudo o que experimentei foi porque EU queria e tinhas curiosidade. Mas compreendo perfeitamente o que dizes porque já testemunhei várias situações onde as pessoas eram postas de parte por nao beberem ou fumarem, acho ridículo enfim
    beijinhos

    http://umacolherdearroz.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  4. Peer pressure é lixada... E depois com o alcool as pessoas ficam mais desinibidas e acham que é a unica forma de se divertirem. O que é simplesmente estupido!

    ResponderEliminar
  5. Cada vez mais é notória esta "pressão" que referes, se bem que muitas vezes seja silenciosa. A partir do Secundário, tanto o álcool como o tabaco são vistos como "fixes", se os populares fazem, também vou fazer para me integrar. Absurdo. Já experimentei tabaco e bastou-me, é horrível. Quanto à bebida, tinha colegas na Universidade que quando se juntavam era uma palete de cervejas. Pessoalmente só consumia álcool quando saia com um grupo decente de amigos e sabendo que depois alguém me ia buscar. Ainda assim isto só acontecia umas duas vezes por ano, nada de chocante.

    Ricardo, The Ghostly Walker.

    ResponderEliminar
  6. Tens toda a razão. Eu n sou uma pessoa de beber à noite mas de vez em quando bebo.
    Bjs

    ResponderEliminar
  7. E depois há aquelas pessoas que não param de dizer «oh, a sério não bebes? Anda lá, prova lá...» Odeio que me façam isso, se eu não quero então não bebo.

    ResponderEliminar
  8. Nunca consegui perceber isso. Beber não torna as pessoas mais 'fixes', bem pelo contrario, ninguém gosta de bêbados.

    ResponderEliminar
  9. Concordo absolutamente. As pessoas estão cada vez com menos personalidade, que mete dó. E beber mais um copo é fixe. Confesso que já cedi à pressão de pedir uma cerveja, mas tal como se fosse uma sobremesa, ou um café. Às vezes, apercebes-te por sugestão que te apetece...

    ResponderEliminar

Christmas TAG [Parte 2]

Tal como prometido, aqui fica a segunda parte da Christmas TAG. 8- Sê honesto, preferes dar ou receber presentes? Não só adoro dar ...