Avançar para o conteúdo principal

Os Mistérios do Mundo - "Se usar protector solar não me bronzeio?"

A rubrica Os Mistérios do Mundo renasceu das cinzas como uma gloriosa Fénix - okay, um bocadinho demais - e traz consigo um tema que normalmente gera discussões na praia e semeia a discórdia familiar. O terror das crianças e de muitos adultos. O Protector Solar. M-E-D-O!

Escolhi este tema não por ter qualquer dúvida em relação ao assunto mas pela importância do assunto e por me preocupar com alguns comentários e atitudes. Não sei se é mal geral mas a maioria dos meus amigos e familiares tem aversão ao protector solar e, uma das desculpas esfarrapadas que ouço com maior frequência é "se usar protector solar não me vou bronzear." Mesmo que, em algum Universo paralelo esse argumento fosse verídico, nunca em tempo algum, a beleza deveria vir antes da saúde. Nunca! Mas de qualquer forma, se também usam essa desculpa esfarrapada e inconsciente, fiquem a saber que esse argumento é totalmente falso.

Bronzear é um processo gradual! Não vale a pena tentar conseguir a cor de um verão inteiro num fim-de-semana. Primeiro, nunca vão conseguir, segundo, habilitam-se a um belo escaldão que vos vai ficar a incomodar durante alguns dias. É possível ganhar alguma cor logo nos primeiros dias, depende de pessoa para pessoa, mas normalmente o bronzeado só aparece 48 a 72 horas após a exposição solar porque é esse o tempo que é necessário para que a melanina - pigmento que dá cor à pele - seja produzida e libertada pelas células.

Com a exposição solar excessiva e desprotegida vão adquirir um excelente tom entre o rosa vivo e o vermelho cereja, perfeito se quiserem ficar a parecer uma lagosta bem cozinhada mas nada que se pareça com um bronzeado. Ao queimar a vossa pele vão arruinar as vossas oportunidades de conseguir um bronzeado de sonho porque a pele vai cair e vão ficar manchados quem nem dálmatas - nada bonito em humanos - para não falar dos doenças a que se estão a candidatar num futuro próprio. 

O protector solar é vosso aliado, impede as queimaduras, protege a vossa pele de um envelhecimento precoce e permite que o vosso bronzeado seja gradual e duradouro. Por favor, não descurem o protector solar! Não só na praia mas durante todo o ano.

Comentários

  1. R.:Obrigada :) Boas férias para ti também!!!

    ResponderEliminar
  2. Ámen! Tenho amigas que fazem o que aí referiste e confesso que me deixa um bocado irritada, porque não consigo perceber como é que são tão crentes ao ponto de não utilizarem o protector solar com o pensamento de que irão bronzear mais facilmente, é isso e colocarem-se ao sol nas horas menos aconselháveis. Nem sei como conseguem, sinceramente, a mim faz-me imensa impressão, enfim...
    Tens toda a razão!!

    ResponderEliminar
  3. Muito bom :) eu ponho sempre protetor. Começo pelo de 50 nos primeiros dias de praia ou piscina, depois vario entre o de 30 para horas de mais calor e o de 6 (sim eu sei) de manhã cedo apenas. E este ano tenho um bronzeado já bastante agradável :)

    ResponderEliminar

Publicar um comentário

Mensagens populares deste blogue

Relacionamentos: É Amor ou Comodismo?

"O amor é a base de qualquer relacionamento." Existem algumas certezas que sempre me acompanharam durante o meu crescimento.  Uma delas, talvez uma daquelas em que acreditava com mais tenacidade, era que todos os relacionamentos se baseavam em amor. Depois cresci, não muito confesso. Continuo a manter uma certa ingenuidade e a guardar com carinho muitos dos meus sonhos de menina mas, inevitavelmente, a vida acontece, e o mundo que inicialmente era a preto e branco, começa a ganhar diversos tons de cinza. E, com muita tristeza minha, apercebi-me que a grande parte dos relacionamentos não tem por base o amor mas sim o comodismo. Quando ficamos por hábito, por não querer admitir que não resultou, por medo do desconhecido ou, simplesmente, porque não temos coragem de abrir o nosso coração ao desconhecido e tentar outra vez. Existem avisos, sempre, mesmo quando queremos negar ou preferimos não encarar a dura verdade.  Quando os gestos de carinho são inexistentes. Quando qualquer m

Mais de 1500.

Imagem de Deathtostock Mais de 1500 publicações, 1507 se quisermos levar a precisão ao extremo. Mais de 1500 opiniões, parvoíces, textos, frases, imagens e idiotices. Não posso dizer que estou surpreendida pelo número de publicações visto que, quando criei este blogue fi-lo com o objetivo de criar algo duradouro, algo que me acompanhasse, crescesse e evoluísse comigo. O que me surpreende são vocês. Vocês, que começaram a ler e gostaram. Vocês, que despendem de um pouco do vosso dia para apoiar, criticar ou dar a vossa opinião. Vocês, que continuam a voltar dia após dia mesmo quando as actualizações são raras. A todos vocês muito obrigado.

Decisões de Menina Crescida.

Tenho a oportunidade de me envolver numa empresa que me irá dar alguma estabilidade e, a longo prazo, uma carreira profissional sólida. No entanto é necessário realizar um investimento inicial que, neste caso, iria envolver todas as minhas economias.  A verdade é que tenho algum receio. O que para a maioria das pessoas envolvidas no negócio pode ser um valor insignificante, para mim abrange praticamente a totalidade do capital que tenho disponível e não consigo deixar de me sentir insegura e algo ansiosa. Detesto a sensação de ficar financeiramente desprotegida, ainda que por pouco tempo. Tenho que tomar uma decisão até dia 25 e espero decidir pelo melhor mas, muito honestamente, não faço a menor ideia do que devo fazer.