domingo, 26 de julho de 2015

Auschwitz, Um Dia de Cada Vez de Esther Mucznik.


Auschwitz, Um Dia de Cada Vez, conta apenas com 336 páginas mas levou-me algum tempo a ler ou melhor, a digerir. É um livro fabuloso que, numa primeira e breve fase, expõe a Europa no pré-Guerra e faz uma contextualização bastante relevante. O quotidiano e as atrocidades cometidas nos campos de concentração são descritas e complementadas com testemunhos de sobreviventes. O mesmo acontece no momento da libertação e em alguns relatos pós-Guerra.

A capacidade de sobrevivência do ser humano é algo extraordinariamente notável e evidente neste livro no entanto sem os relatos destes heróicos sobreviventes nunca se teria alcançado um livro tão completo, didático e, simultaneamente, tão pessoal que convida à reflexão e expõe não só o pior mas também o melhor do ser humano.

É inevitável ficar horrorizado e revoltado com alguns relatos mas há coisas que não devem ser esquecidas, por mais terríveis que sejam.

6 comentários:

  1. Eu não tenho vontade de ler esse livro...relatos de horror não devem faltar.

    Isabel Sá
    http://brilhos-da-moda.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  2. R: não. Já não tenho idade para ligar a isso. Não uso mais vezes porque não me sinto ainda muito confortável. Já para não falar que se vem uma ventania e eu estou em cima de saltos devo abanar por todos lados xD

    ResponderEliminar
  3. Boa tarde, Tulipa Negra! Se seu avô a chama assim, assim será. Adorei a sua forma de lidar com as palavras e as imagens que exalam delas. Sou uma escritora brasileira e estou lançando o livro No convés do tempo em Portugal. Ficaria muito honrada se você conhecesse minhas palavras. Criei um novo blog sobre adolescência. Quando puder, faça uma visita. Parabéns pelo blog!
    https://www.chiadoeditora.com/livraria/no-conves-do-tempo

    ResponderEliminar
  4. Deve ser muito interessante, mas difícil de acompanhar.

    ResponderEliminar
  5. Devoro tudo o que é filmes, documentários e afins sobre essa época. Não conhecia esse livro, quero muito ler!

    ResponderEliminar

Christmas TAG [Parte 2]

Tal como prometido, aqui fica a segunda parte da Christmas TAG. 8- Sê honesto, preferes dar ou receber presentes? Não só adoro dar ...