sexta-feira, 30 de janeiro de 2015

Deixa as Palavras Voarem | Machismo


"Machismo consiste num determinado conjunto de atitudes e ideias que coloca o sexo masculino em um patamar elevado da sociedade, subjugando o sexo feminino e não admitindo a igualdade de direitos para o homem e a mulher."

"Feminismo é um movimento social, filosófico e político que tem como objectivo direitos iguais e uma vivência humana por meio da libertação de patrões opressores."

Seguindo esta linha de pensamento pressupõe-se que todas as mulheres são inocentes e indefesas e que os homens são os únicos a serem brutos e idiotas. Não é assim. E as mulheres que agridem física e verbalmente elementos do sexo masculino? Também precisam que lutem pelos seus direitos e igualdade? E os homens que são agredidos ou abusados? Não merecem que ninguém lute por eles? 

Será que não estamos a contribuir ainda mais para a desigualdade de géneros ao atribuir significados tão dispares a termos que apenas deveriam distinguir o género a que se referem? Porquê lutar pelos direitos das mulheres? Porquê lutar pelos direitos dos homens? Seria tão mais fácil unir forças e lutar pelos direitos do ser humano.


3 comentários:

  1. Mas o feminismo é a luta pelo direito de igualdade entre géneros (tal como diz a nossa sempre fiel amiga Wikipédia eheh), ou seja, feminismo não é lutar pelos direitos das mulheres mas sim lutar por um mundo onde o género não signifique nada, onde homens e mulheres tenham os mesmo direitos e os mesmos deveres. Para mim uma violação é sempre uma violação quer a vítima seja um homem ou uma mulher e quer o atacante seja um homem ou uma mulher. Por isso é que costumo dizer que pior que homens machistas são as mulheres de mentalidades machistas

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. R: sim, a palavra não é a mais adequada e causa até muitas interpretações erradas porém acho que até faz um certo sentido dependendo de como se pensa no assunto, porém, mais que o nome acho que o importante mesmo é o conceito e esse faz todo o sentido. As palavras/nomes são apenas isso, nomes, é como eu achar uma estupidez dizerem sempre "carne de porco"quando se calhar até é carne de porca mas no fim isso não importa nada porque eu que eu quero é à carne em si Independentemente de ser porco ou porca

      Eliminar
  2. Bem pensado. Obrigada pela participação ao longo do mês :) Espero que os temas que tenho preparados para fevereiro sejam do teu agrado :)

    ResponderEliminar

Christmas TAG [Parte 2]

Tal como prometido, aqui fica a segunda parte da Christmas TAG. 8- Sê honesto, preferes dar ou receber presentes? Não só adoro dar ...