Avançar para o conteúdo principal

Os Mistérios do Mundo: Porque é que fechamos os olhos quando espirramos?

Vou - finalmente - inaugurar esta rubrica com a questão da Olívia.

"Porque fechamos os olhos quando espirramos? É chato ir a conduzir e isso acontecer." 


Resolvi dividir a resposta a esta questão em três partes.


Porque espirramos?
O espirro, por mais inconveniente que seja, tem como objectivo expelir algo que obstruí ou incomoda as nossas fossas nasais, é por isso que espirramos quando nos encontramos em ambiente empoeirados, com demasiado fumo ou demasiado perfumados, por exemplo.   As causas podem ser diversas mas a função é sempre a mesma, eliminar algo que é prejudicial ao nosso organismo.

Porque fechamos os olhos?
Diz-se que é impossível manter os olhos abertos enquanto espirramos e, apesar de ter tentado muitas vezes, ainda não consegui provar o contrário. O espirro é uma reacção tão violenta que faz com que praticamente todos os músculos da face se contraíam. Alguns cientistas defendem também que é uma reacção reflexo que ocorre para proteger os nossos olhos do aumento da pressão ocular e das bactérias e microorganismos expelidos durante o espirro. 

Como evitar?
Não devem, nunca, reprimir um espirro! Devido ao aumento da pressão intra-craniana, intra-torácica e intra-abdominal, evitar um espirro pode ter consequências graves - lesões no nervo óptico, hemorragias, ruptura no tímpano, lesões no ouvido interno, e por aí fora - especialmente em caso de patologias já existentes.

O espirro é uma reacção involuntária bastante útil ao nosso organismo no entanto, em casos como o que a  Olívia expôs é realmente bastante inconveniente espirrar. Algumas fontes defendem que é possível evitar a formação do espirro apertando levemente todo o nariz - não apertem só a pontinha - no entanto, se espirramos é porque o nosso organismo tem algo prejudicial que pretende expelir e tal reacção não deve ser evitada. O período em que as nossas pálpebras fecham durante o espirro é pouco mais longo do que o período de uma piscadela portanto acredito que ninguém se vai envolver em algum acidente por espirrar, ou assim espero. Espirrem à vontade e mandem essa porcaria toda cá para fora que eu não quero ninguém doente.

Espero que tenham ficado esclarecidos. Não se inibam e deixem um comentário com as vossas questões para as próximas publicações.

Comentários

  1. Excelente resposta e a pergunta até tem piada! Eu por acaso sempre que tenho um espirro sai-me logo.. não consigo evitar xD

    ResponderEliminar
  2. Eheh bela resposta :) esta questão preocupa-me quando conduzo, são ali milésimos de segundo que perdi a visão da estrada.

    ResponderEliminar

Publicar um comentário

Mensagens populares deste blogue

Relacionamentos: É Amor ou Comodismo?

"O amor é a base de qualquer relacionamento." Existem algumas certezas que sempre me acompanharam durante o meu crescimento.  Uma delas, talvez uma daquelas em que acreditava com mais tenacidade, era que todos os relacionamentos se baseavam em amor. Depois cresci, não muito confesso. Continuo a manter uma certa ingenuidade e a guardar com carinho muitos dos meus sonhos de menina mas, inevitavelmente, a vida acontece, e o mundo que inicialmente era a preto e branco, começa a ganhar diversos tons de cinza. E, com muita tristeza minha, apercebi-me que a grande parte dos relacionamentos não tem por base o amor mas sim o comodismo. Quando ficamos por hábito, por não querer admitir que não resultou, por medo do desconhecido ou, simplesmente, porque não temos coragem de abrir o nosso coração ao desconhecido e tentar outra vez. Existem avisos, sempre, mesmo quando queremos negar ou preferimos não encarar a dura verdade.  Quando os gestos de carinho são inexistentes. Quando qualquer m

Mais de 1500.

Imagem de Deathtostock Mais de 1500 publicações, 1507 se quisermos levar a precisão ao extremo. Mais de 1500 opiniões, parvoíces, textos, frases, imagens e idiotices. Não posso dizer que estou surpreendida pelo número de publicações visto que, quando criei este blogue fi-lo com o objetivo de criar algo duradouro, algo que me acompanhasse, crescesse e evoluísse comigo. O que me surpreende são vocês. Vocês, que começaram a ler e gostaram. Vocês, que despendem de um pouco do vosso dia para apoiar, criticar ou dar a vossa opinião. Vocês, que continuam a voltar dia após dia mesmo quando as actualizações são raras. A todos vocês muito obrigado.

Decisões de Menina Crescida.

Tenho a oportunidade de me envolver numa empresa que me irá dar alguma estabilidade e, a longo prazo, uma carreira profissional sólida. No entanto é necessário realizar um investimento inicial que, neste caso, iria envolver todas as minhas economias.  A verdade é que tenho algum receio. O que para a maioria das pessoas envolvidas no negócio pode ser um valor insignificante, para mim abrange praticamente a totalidade do capital que tenho disponível e não consigo deixar de me sentir insegura e algo ansiosa. Detesto a sensação de ficar financeiramente desprotegida, ainda que por pouco tempo. Tenho que tomar uma decisão até dia 25 e espero decidir pelo melhor mas, muito honestamente, não faço a menor ideia do que devo fazer.