sábado, 27 de dezembro de 2014

Os Mistérios do Mundo: Porque é que fechamos os olhos quando espirramos?

Vou - finalmente - inaugurar esta rubrica com a questão da Olívia.

"Porque fechamos os olhos quando espirramos? É chato ir a conduzir e isso acontecer." 


Resolvi dividir a resposta a esta questão em três partes.


Porque espirramos?
O espirro, por mais inconveniente que seja, tem como objectivo expelir algo que obstruí ou incomoda as nossas fossas nasais, é por isso que espirramos quando nos encontramos em ambiente empoeirados, com demasiado fumo ou demasiado perfumados, por exemplo.   As causas podem ser diversas mas a função é sempre a mesma, eliminar algo que é prejudicial ao nosso organismo.

Porque fechamos os olhos?
Diz-se que é impossível manter os olhos abertos enquanto espirramos e, apesar de ter tentado muitas vezes, ainda não consegui provar o contrário. O espirro é uma reacção tão violenta que faz com que praticamente todos os músculos da face se contraíam. Alguns cientistas defendem também que é uma reacção reflexo que ocorre para proteger os nossos olhos do aumento da pressão ocular e das bactérias e microorganismos expelidos durante o espirro. 

Como evitar?
Não devem, nunca, reprimir um espirro! Devido ao aumento da pressão intra-craniana, intra-torácica e intra-abdominal, evitar um espirro pode ter consequências graves - lesões no nervo óptico, hemorragias, ruptura no tímpano, lesões no ouvido interno, e por aí fora - especialmente em caso de patologias já existentes.

O espirro é uma reacção involuntária bastante útil ao nosso organismo no entanto, em casos como o que a  Olívia expôs é realmente bastante inconveniente espirrar. Algumas fontes defendem que é possível evitar a formação do espirro apertando levemente todo o nariz - não apertem só a pontinha - no entanto, se espirramos é porque o nosso organismo tem algo prejudicial que pretende expelir e tal reacção não deve ser evitada. O período em que as nossas pálpebras fecham durante o espirro é pouco mais longo do que o período de uma piscadela portanto acredito que ninguém se vai envolver em algum acidente por espirrar, ou assim espero. Espirrem à vontade e mandem essa porcaria toda cá para fora que eu não quero ninguém doente.

Espero que tenham ficado esclarecidos. Não se inibam e deixem um comentário com as vossas questões para as próximas publicações.

5 comentários:

  1. Excelente resposta e a pergunta até tem piada! Eu por acaso sempre que tenho um espirro sai-me logo.. não consigo evitar xD

    ResponderEliminar
  2. Eheh bela resposta :) esta questão preocupa-me quando conduzo, são ali milésimos de segundo que perdi a visão da estrada.

    ResponderEliminar

Christmas TAG [Parte 2]

Tal como prometido, aqui fica a segunda parte da Christmas TAG. 8- Sê honesto, preferes dar ou receber presentes? Não só adoro dar ...