terça-feira, 11 de fevereiro de 2014

Primeiro semestre na Licenciatura em Engenharia das Energias Renováveis.

http://www.fotoswiki.org/foto/mike-universidade-monstros-jpg

Achei a iniciativa da Carolina muito interessante e resolvi aderir. A Carolina tem como objectivo divulgar as várias opções que temos disponíveis quando completamos o ensino secundário e, desta forma, dar a conhecer licenciaturas que podem ser exactamente o que algumas pessoas pretendem mas não sabem que existem.

A minha licenciatura é em Engenharia das Energias Renováveis. O semestre que nos inicia nesta nova fase é composto por 5 cadeiras: Análise Matemática I, Álgebra Linear e Geometria Analítica, Física Geral I, Química Geral e Programação.

Agora, no final da licenciatura, este semestre parece-me um semestre de sonho. Cadeiras gerais e mais simples em que, com o devido estudo e dedicação, é perfeitamente possível obter notas boas. Na minha perspectiva Análise Matemática I é mais trabalhosa. Não por ser excessivamente difícil (porque não é) mas devido a enorme quantidade de fórmulas, teoremas e critérios que exigem muito estudo. É necessário fazer muitos exercícios e gastar muita borracha para interiorizar bem todos os conceitos pois não é possível levar formulário nem calculadora para as frequências e exames.

Física Geral I é, como o nome indica, o básico da física. Uma introdução a todos os conceitos físicos relevantes numa área de engenharia. As aulas teóricas são complementadas com aulas práticas que, dependendo do docente da cadeira nesse semestre, podem intercalar a resolução de exercícios com experiências laboratoriais acompanhadas, posteriormente, dos respectivos relatórios (como aconteceu no meu caso) ou consistirem apenas em resoluções de exercícios. O mesmo acontece com Química Geral.

Álgebra e Programação foram, para mim, cadeiras mais maçadoras. Especialmente Programação visto que aprendemos a programar numa linguagem que, dito pelo próprio professor "já não se utiliza", o que nos faz pensar "então mas que raio estou eu aqui a fazer!?".

É um semestre de introdução à engenharia e não às energias renováveis o que me desiludiu. Gosto realmente da componente ambiental e de energias alternativas e o assunto só começou a ser abordado no 4.º semestre (final do segundo ano). Quem não é muito ligada a física e matemática não me parece que vá ser muito feliz por estas bandas.

Se alguém tiver dúvidas mais específicas sobre o curso terei todo o gosto em ajudar e responder a tudo o que me for possível.

2 comentários:

  1. Já partilhei na página do blog! Gostei de saber mais :)

    ResponderEliminar
  2. O meu curso é Engenharia Biomédica e tem todas as cadeiras que mencionaste durante o primeiro ano: http://littlewhitedove-a.blogspot.pt/2014/02/engenharia-biomedica-primeiro-ano.html realmente as engenharias são todas iguais no primeiro ano x)

    ResponderEliminar

Christmas TAG [Parte 2]

Tal como prometido, aqui fica a segunda parte da Christmas TAG. 8- Sê honesto, preferes dar ou receber presentes? Não só adoro dar ...